segunda-feira, 28 de abril de 2014

Marco Civil: Liberdade de Expressão e Neutralidade na Rede

Marco Civil da Internet, oficialmente chamado de Lei nº 12.965, é um marco regulatorio que regula o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado. 

 O objetivo do marco regulatório, é determinar direitos e deveres para os usuários e estabelecer normas para provedores e empresas de tecnologia. Atualmente, não há legislação sobre o assunto. Os internautas deverão, de acordo com a lei, ter informações claras e completas sobre os contratos de prestação de serviços e coleta, uso, armazenamento, tratamento e proteção de dados pessoais.

Um dos pontos essenciais do Marco Civil são o estabelecimento da Neutralidade da rede e a Liberdade de expressão. O Marco Civil considera a internet uma ferramenta fundamental para a liberdade de expressão e diz que ela deve ajudar o brasileiro a se comunicar e se manifestar como bem entender, nos termos da Constituição.

Ele defende ainda que o provedor de internet, empresa ou qualquer outro individuo que ofereça serviços como redes sociais, blogs, vídeos etc. somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente.

A importância do Marco Civil é que ele leva para o ambiente virtual a mesma regra que vale para qualquer espaço público. As pessoas são responsáveis pelo que dizem. Com isso, ele traz um equilíbrio entre as garantias constitucionais de proteção da liberdade de expressão e de proteção da intimidade, da honra e da imagem das pessoas.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

O uso de Tablets e Smartphones nas escolas

A sala de aula é um espaço de aprendizagem, de interação, informação e conhecimentos por conta disso não vejo uso dos Tablet e Smartphones como algo assim tão nocivo ao aprendizado do aluno. É uma verdade que esses aparelhos podem sim dispersar os alunos durante aula. Mas também podem ser importantes ferramentas que poderão contribuir com a educação, facilitar o aprendizado e talvez torná-lo ainda mais atraente aos alunos em sala de aula. É de suma importância que façamos uma reflexão sobre essa nova escola e os papéis de alunos, professores nesta realidade que se apresenta. Uma realidade digital em que todos estão conectados.  Acredito que com a censura desses equipamentos no ambiente escolar, perde a sociedade e perde a educação.